1. Nesta disciplina o aluno terá oportunidade de buscar um entendimento básico sobre: 

a. Diferenças no comportamento clínico, evolução e prognóstico das neoplasias benignas e malignas da região de cabeça e pescoço; 

b. Atuação fonoaudiológica no câncer de cabeça e pescoço tendo-se como objetivo geral o desenvolvimento da habilidade de buscar informações que permitam estabelecer conceitos básicos da clínica oncológica incluindo: tipos de câncer de cabeça e pescoço, modalidades de tratamento, e consequências do câncer assim como o tratamento das alterações da comunicação e alimentação. 

c. Atuação interdisciplinar na área de cabeça e pescoço. 

d. Identificação dos sinais de fala, voz e deglutição sugestivos de câncer de cabeça e pescoço. 

e. Gerenciamento fonoaudiológico após laringectomia parcial: Verticais (cordectomia, laringectomia frontal anterior, laringectomiafrontolateral, laringectomiafrontolateral ampliada, hemilaringectomia, hemilaringectomia ampliada, laringectomia vertical subtotal) e Horizontais (supraglóticas). 

f. Gerenciamento fonoaudiológico após laringectomiastotal: voz esofágica, uso do vibrador laríngeo; indicação e acompanhamento em casos de prótese traqueoesofágica. 

g. Gerenciamento fonoaudiológico das disfagias após cirurgias de cabeça e pescoço. 

2. O aluno será orientado a refletir sobre o papel do fonoaudiólogo nos serviços de saúde de atenção básica e de alta complexidade para implementar ações visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doença que ameaça a vida.